domingo, 3 de maio de 2009

VEREADOR SAULO PERES QUESTIONA PRESIDENTE DA COMISSÃO DE ORÇAMENTOS E FINANÇAS DA CÂMARA DE ARARUAMA

Já passou o prazo para avaliação das contas do exercício de 2007

Vereador atuante na Câmara Municipal de Araruama, o líder do PC do B, Saulo Peres, aproveitou a apresentação de seis pareceres favoráveis das Comissões Permanentes, na sessão ordinária do dia 30 de abril, para questionar o vereador Júlio Cesar sobre o prazo do parecer da Comissão de Orçamentos e Finanças em relação às contas do exercício de 2007 do Poder Executivo.
O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro encaminhou no início de janeiro deste ano o parecer prévio favorável à aprovação das contas do ex-prefeito Chiquinho da Educação no exercício de 2007.
O vereador Júlio César, líder do governo e presidente da Comissão de Orçamentos e Finanças da Câmara, pediu inclusive ao presidente do Legislativo Araruamense, vereador Zezinho, a contratação de uma “auditoria independente” com o intuito de avaliar o processo nº 217270-02008 do TCE-RJ, mesmo ciente de que existe um departamento de Auditoria na Casa de Leis.
O vereador Saulo Peres ficou surpreso com a constatação no Regimento Interno de que a Casa Legislativa tem o prazo de 60 dias para avaliar e colocar em discussão e votação o referido parecer, seja ele “favorável” ou “contrário”. Diz o artigo 198, no parágrafo 2°: “As contas do Prefeito e da Câmara Municipal, prestadas anualmente, serão julgadas pela Câmara dentro de 60 (sessenta) dias após o recebimento do Parecer prévio do Tribunal de Contas ou órgão estadual a que for atribuída essa Incumbência, considerando-se julgadas nos termos das conclusões desse parecer, se não houver deliberação dentro desse prazo”.
“O papel do vereador é fiscalizar e prezar acima de tudo pela coerência. Do que adianta se discutir um parecer favorável ou contrário se já está fora do prazo”, afirmou o vereador Saulo Peres.
O vereador Júlio César disse que havia procurado alguns advogados para ver a questão das contas e concluiu: “Aproveitei o feriado para ler mais”.
Logo, as contas do ex-prefeito Chiquinho da Educação, exercício de 2007, estão aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, independente da emissão do parecer da Câmara Municipal de Araruama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário