terça-feira, 26 de maio de 2009

VEREADOR SAULO PERES DEFENDE A LUTA DOS TOPIQUEIROS E TAXISTAS DE ARARUAMA

Com a presença de representantes do transporte alternativo no plenário da Câmara Municipal de Araruama, na última quinta-feira, dia 21, o vereador Saulo Peres (PC do B) aproveitou a oportunidade para falar do sofrimento vivido pelos topiqueiros e taxistas do município.
“São classes penalizadas com as campanhas políticas, já que são feitas várias promessas, principalmente quando se trata da regularização e legalização do transporte alternativo. Os taxistas também estão remando contra as dificuldades”, afirmou o vereador Saulo Peres.
O parlamentar assegurou inclusive que foi um dos primeiros a dar apoio ao transporte alternativo, viabilizando o estacionamento dos veículos em uma de suas empresas no centro da cidade.
Segundo o vereador a própria população tem se manifestado contra a atuação das empresas de transporte coletivo, que não atendem a todos os bairros do município. “O povo é que sofre com essa incerteza. E como bem disse o vereador Norberto, o desrespeito gera a insatisfação”, destacou Saulo Peres.
Nesta sessão ordinária, o vereador Saulo Peres ainda finalizou sua fala relatando um fato que vem acontecendo nas ruas que estão sendo “patroladas” pela secretaria de Obras e Serviços Públicos. De acordo com o parlamentar, a equipe que trabalha com a máquina sempre deixa um amontoado de areia nas calçadas. “É uma observação que estamos fazendo ao líder do governo para que a secretaria de Obras tenha mais zelo na hora de fazer o serviço”.

VEREADOR SAULO PERES APRESENTA PROJETO DE LEI QUE PROÍBE A VENDA DE ARMAS DE BRINQUEDO EM ARARUAMA

O vereador Saulo Peres apresentou na última quinta-feira, dia 21, no plenário da Câmara Municipal de Araruama, o projeto de lei nº 34 que torna proibida a venda de armas de brinquedo nos estabelecimentos comerciais e congêneres no município de Araruama.
Líder do PC do B na Casa de Leis, Saulo Peres está muito preocupado com o cenário de violência no Brasil e resolveu trazer para a realidade do município de Araruama um projeto de lei polêmico que proíbe a comercialização de qualquer tipo de brinquedo que imite ou reproduza armas de fogo ou armas brancas verdadeiras.
De acordo com o artigo 2º do projeto apresentado pelo vereador, o infrator está sujeito a pagar uma multa no valor de 500 UFIRS, assim como a cassação do alvará de funcionamento do estabelecimento comercial.
O vereador assegura ainda no projeto de lei que a criança cria a ilusão de que tudo pode fazer em poder das armas, principalmente quando se trata de um cenário de tiros e mortes com simulações de situações verídicas exibidas pelos veículos de comunicação.
Levando em conta a transformação na conduta dos cidadãos, o vereador Saulo Peres ressalta: “Essas armas de brinquedo acabam interferindo no comportamento das crianças, principalmente quando de forma lúdica são mostradas nos desenhos animados. As crianças ficam mais agressivas, além de provocar alterações na sua personalidade”.
O projeto foi encaminhado para as Comissões Permanentes da Câmara.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

BANDA RG RECEBE MOÇÃO DE APLAUSOS DO VEREADOR SAULO PERES

Os músicos da Banda RG foram homenageados com uma moção de aplausos, concedida pelo vereador Saulo Peres (PC do B), na sessão ordinária da Câmara Municipal de Araruama, na última terça-feira, dia 19 de maio.
O parlamentar fez questão de parabenizar a banda pela conquista do prêmio no Festival Nacional Coletânea de Bandas, realizado na Melt Leblon (RJ), e ainda falou da importância de se valorizar os grandes talentos do município.
“Tive a oportunidade de conhecê-los há pouco tempo, mas confesso que já sou fã dessa banda. Além de todo talento, ainda leva o nome de nossa querida cidade para outros lugares. Com certeza, a banda RG merece esse reconhecimento e cada vez mais sucesso”, afirmou o vereador.
Robson Jorge Jr., Gilli e Villi Ribeiro marcaram presença no plenário da Câmara. O vocalista João Paulo agradeceu a homenagem e justificou a ausência na Casa de Leis pelo fato de estar cursando a faculdade de música na capital.

terça-feira, 19 de maio de 2009

VEREADOR SAULO PERES FALA NO PROGRAMA CANAL ABERTO

“Fico muito feliz de estar legislando com a população”

Líder do PC do B na Câmara Municipal de Araruama, o vereador Saulo Peres participou do programa Canal Aberto, apresentado pelo ex-prefeito Chiquinho da Educação, nesta terça-feira, dia 19 de maio, nos estúdios da Rádio Costa do Sol – AM 560.
O parlamentar falou da sua atuação no Poder Legislativo e garantiu que é o vereador do povo araruamense. “Temos que assumir as nossas posições, até porque fomos eleitos pela população para fiscalizarmos o Executivo e ainda discutirmos o que é bom ou ruim para a nossa cidade”, disse o vereador Saulo Peres.
O vereador defendeu a idéia de se transmitir as sessões ordinárias da Casa de Leis através da internet, possibilitando o maior acesso da população aos trabalhos dos parlamentares no plenário da Câmara.
Os vereadores da base não quiseram colocar em votação o projeto do Poder Executivo que possibilita a transferência de recursos do município para entidades de fora, como a AEMERJ (Associação Estadual dos Municípios). Eles adiaram para o dia 28 de maio”, ressaltou o vereador. Saulo Peres levantou a bandeira da valorização salarial dos enfermeiros na sessão ordinária do dia 14 de maio quando citou no plenário a existência de uma lei que dá gratificação de até 160% aos servidores, principalmente os profissionais da saúde.
Fico muito feliz de estar legislando com a população. Esse fato fortalece não só o nosso trabalho, como também mostra a transparência de nossa gestão como vereador do município. Com certeza, é a nossa obrigação”, afirmou o parlamentar.
O vereador concluiu a entrevista anunciando o encaminhamento de três projetos para discussão na Casa Legislativa, envolvendo maior segurança nos bancos, proibição da venda de armas de brinquedo e a instalação de hidrômetros individuais nos condomínios.

VEREADOR SAULO PERES PEDE ESCLARECIMENTOS SOBRE O ESTUPRADOR DE ARARUAMA

Tenente Azedias fala do caso no plenário

Líder do PC do B na Câmara de Araruama, o vereador Saulo Peres pediu esclarecimentos na sessão ordinária do dia 14 de maio sobre a existência de um estuprador que tem atormentado a população araruamense.
O comandante da 3ª Cia do 25º Batalhão da Polícia Militar do Estado do Rio, Tenente Azedias, presente no plenário Thyóphila Soares de Bragança, foi convidado para usar da palavra. De acordo com o representante do comando policial, os boatos em torno dos possíveis ataques do estuprador têm ocasionado um desespero nos moradores de Araruama. “As investigações mostram situações isoladas. Recebemos mais de 30 ligações por dia e a maioria delas não corresponde ao fato”, garantiu o comandante.
Em relação às homenagens prestadas aos profissionais da área de enfermagem, o vereador Saulo Peres salientou a grande responsabilidade dos enfermeiros na atuação e acompanhamento dos pacientes.
“Além do reconhecimento, esses profissionais precisam ser valorizados com salários mais dignos. Já foi votado e aprovado nesta Casa de Leis um projeto de lei que dá gratificação de até 160% aos profissionais de saúde. Está vigorando desde o dia 1º de março. Agora só depende do governo municipal”, disse o vereador Saulo Peres, após a explanação dos parlamentares sobre o salário defasado desses profissionais.
O vereador Saulo Peres questionou o não cumprimento da Lei do Silêncio, já que diversos veículos de carro de som estão circulando no centro da cidade.
Ainda no expediente da sessão o parlamentar encaminhou a indicação nº 662, que trata da presença dos guardas municipais na entrada e saída dos alunos nas unidades de ensino de Araruama.

VEREADOR SAULO PERES PREOCUPADO COM O ESTACIONAMENTO ROTATIVO EM ARARUAMA

O vereador Saulo Peres, líder do PC do B no Poder Legislativo Araruamense, numa demonstração inequívoca de respeito e defesa da população araruamense, mais uma vez manifestou a sua insatisfação com os fatos que estão acontecendo no município envolvendo a empresa que opera o sistema de estacionamento rotativo em Araruama.
“Esse assunto precisa de uma atenção especial. Há bastante tempo tenho questionado nas sessões a tolerância do estacionamento e a possibilidade inclusive da gratuidade para os carros emplacados na cidade. Cada dia surge um fato diferente protagonizado pela empresa, como o ticket no valor promocional de R$1,50”, afirma o vereador Saulo Peres.
O parlamentar ainda prestou uma homenagem ao empresário Miguel Jeovani através de uma Moção de Aplausos em que ressalta a importância do novo empreendimento (Só Ofertas Vila Capri) inaugurado na quinta-feira passada, dia 07 de maio.

domingo, 10 de maio de 2009

VEREADOR SAULO PERES PARTICIPA DO PROGRAMA INFORMAÇÃO EM FOCO NA RÁDIO COSTA DO SOL AM 560

Parlamentar falou do transporte universitário em Araruama

O vereador Saulo Peres, líder do PC do B na Câmara de Araruama, participou do programa Informação em Foco, na Rádio Costa do Sol – AM 560, apresentado por Marcello Behring (Comissão de Defesa dos Direitos Humanos), com as participações de Madruga e Sérgio Leal.
Presente na audiência pública que aconteceu no plenário da Câmara com o promotor Dr. Afonso Henrique, o vereador aproveitou a oportunidade para esclarecer aos ouvintes o que foi discutido no encontro com os universitários e o Ministério Público.
Segundo o vereador Saulo Peres, na reunião foi oficializada a proibição do uso dos ônibus “amarelinhos” no transporte universitário realizado de segunda a sexta. A ação entra em vigor a partir de agosto deste ano, respeitando a decisão judicial.
O parlamentar ainda defendeu a necessidade de convênios com outras universidades particulares e públicas para que se instalem no município. “Com certeza, será um grande investimento e impacto na economia local e menos desgaste dos próprios universitários que se deslocam todos os dias para outras cidades”, assegurou Saulo Peres.
“Até acredito que se o promotor pudesse ser mais tolerante, com certeza ele estenderia esse prazo. Mas não depende dele. Foi uma denúncia do Ministério da Educação junto ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro”, ressaltou o vereador.
O vereador Saulo Peres ainda falou da sua preocupação com a melhor acessibilidade dos portadores de necessidades especiais aos órgãos públicos municipais. “Acessibilidade se dá quando a gente respeita o direito de ir e vir dos cadeirantes”, disse ele.
Concluiu o vereador: “O debate e a disputa são importantes. Cabe ao vereador ter a consciência dos benefícios à população. Em quatro meses de gestão temas relevantes estão sendo apresentados e discutidos no plenário”.
Aos sábados, o transporte dos professores que estão fazendo mestrado ou cursos de aperfeiçoamento profissional está autorizado.

domingo, 3 de maio de 2009

VEREADOR SAULO PERES QUESTIONA PRESIDENTE DA COMISSÃO DE ORÇAMENTOS E FINANÇAS DA CÂMARA DE ARARUAMA

Já passou o prazo para avaliação das contas do exercício de 2007

Vereador atuante na Câmara Municipal de Araruama, o líder do PC do B, Saulo Peres, aproveitou a apresentação de seis pareceres favoráveis das Comissões Permanentes, na sessão ordinária do dia 30 de abril, para questionar o vereador Júlio Cesar sobre o prazo do parecer da Comissão de Orçamentos e Finanças em relação às contas do exercício de 2007 do Poder Executivo.
O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro encaminhou no início de janeiro deste ano o parecer prévio favorável à aprovação das contas do ex-prefeito Chiquinho da Educação no exercício de 2007.
O vereador Júlio César, líder do governo e presidente da Comissão de Orçamentos e Finanças da Câmara, pediu inclusive ao presidente do Legislativo Araruamense, vereador Zezinho, a contratação de uma “auditoria independente” com o intuito de avaliar o processo nº 217270-02008 do TCE-RJ, mesmo ciente de que existe um departamento de Auditoria na Casa de Leis.
O vereador Saulo Peres ficou surpreso com a constatação no Regimento Interno de que a Casa Legislativa tem o prazo de 60 dias para avaliar e colocar em discussão e votação o referido parecer, seja ele “favorável” ou “contrário”. Diz o artigo 198, no parágrafo 2°: “As contas do Prefeito e da Câmara Municipal, prestadas anualmente, serão julgadas pela Câmara dentro de 60 (sessenta) dias após o recebimento do Parecer prévio do Tribunal de Contas ou órgão estadual a que for atribuída essa Incumbência, considerando-se julgadas nos termos das conclusões desse parecer, se não houver deliberação dentro desse prazo”.
“O papel do vereador é fiscalizar e prezar acima de tudo pela coerência. Do que adianta se discutir um parecer favorável ou contrário se já está fora do prazo”, afirmou o vereador Saulo Peres.
O vereador Júlio César disse que havia procurado alguns advogados para ver a questão das contas e concluiu: “Aproveitei o feriado para ler mais”.
Logo, as contas do ex-prefeito Chiquinho da Educação, exercício de 2007, estão aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, independente da emissão do parecer da Câmara Municipal de Araruama.