sexta-feira, 18 de junho de 2010

SAULO PERES PARTICIPA DE ENCONTRO REGIONAL DO PC DO B

O PC do B é um partido que tem ficha limpa”, disse o líder do PC do B na Câmara de Araruama

O vereador Saulo Peres participou do encontro regional do Partido Comunista do Brasil (PC do B), no último domingo, dia 13, que reuniu diversos militantes e representantes das executivas municipais de Cabo Frio, Rio das Ostras e Saquarema.
O parlamentar falou da participação do PC do B no processo político do município de Araruama, com destaque para a chapa das eleições municipais de 2008, quando o ex-vereador Borracha colocou o seu nome como vice na disputa com o candidato a prefeito Miguel Jeovani.
Fernando Nogueira, um dos diretores da executiva estadual, falou da motivação do partido com as eleições de 2010 e destacou que dentro do projeto político do PC do B estão os pólos de trabalho, as lutas da juventude e o sindicalismo rural.
Silvana Braga, da executiva municipal do PC do B Cabo Frio, ressaltou a preocupação do partido com as causas sociais no interior do estado do Rio de Janeiro.
Líder do PC do B na Câmara Municipal de Araruama, Saulo Peres disse que o partido tem um compromisso moral com o país e que não figura na listagem de políticos com fichas sujas. “O PC do B é um partido que tem Ficha Limpa. Fico feliz em saber que é o quarto projeto de iniciativa popular a ser transformado em Lei”, afirma o vereador.
O projeto “Ficha Limpa” foi criado através do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), que reuniu mais de 1,6 milhão de assinaturas de eleitores desde o início da proposição, em setembro de 2009.
Nesta ocasião, o presidente da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Maurício Ramos, também marcou presença.
Fotos: Vereador Saulo Peres, Silvana Braga (PC do B Cabo Frio) e Maurício Ramos (CTB) / Saulo Peres, Rogê e Lourival Gomes, Mezaque (presidente do PC do B Saquarema) / Saulo Peres e Maurício Ramos (CTB)

sexta-feira, 11 de junho de 2010

SAULO PERES QUER POLICIAMENTO OSTENSIVO EM PRAÇA PÚBLICA DE ARARUAMA

“Precisamos aumentar o salário dos guardas municipais”, afirmou o parlamentar

O vereador Saulo Peres (PC do B) manifestou no plenário da Câmara Municipal de Araruama a insatisfação da população com a falta de policiamento ostensivo nas dependências e arredores da Praça Antonio Raposo, localizada no Complexo Qualidade de Vida Manoel Fernandes Ribeiro, no centro da cidade.
O líder do PC do B no Poder Legislativo Araruamense deu entrada na Indicação nº 161/2010, pedindo o aumento do efetivo da corporação da Guarda Municipal, e no Requerimento nº 23/2010, solicitando guarnição da Polícia Militar todos os finais de semana no espaço público.
“A Praça Antonio Raposo é um espaço de lazer muito freqüentado pela população e pelos visitantes, principalmente pelos serviços oferecidos na área esportiva e cultural. Furtos e assaltos são constantes no entorno da praça e também tem preocupado bastante os moradores da localidade. Esses fatos precisam ser coibidos através de policiamento ostensivo. Com certeza, o crescimento populacional do município também depende da demanda efetiva de profissionais e de maior investimento na segurança”, afirmou o parlamentar.
Durante as interferências feitas na sessão ordinária, Saulo Peres destacou a valorização profissional dos guardas municipais e policiais militares, que sofrem com os salários defasados e lutam por melhores condições de trabalho.
“São esses profissionais que preservam a ordem pública e bem estar da população. É importante lembrar neste momento da criação da Guarda Municipal de Araruama na gestão do prefeito Altevir Barreto e do respeito que ele tinha pela corporação. Precisamos aumentar o salário dos guardas municipais e tratá-los com mais dignidade”, assegurou o vereador Saulo Peres.

SAULO PERES PARTICIPA DAS FESTIVIDADES DE ANIVERSÁRIO DE IGUABA GRANDE

Parlamentar prestigia desfile cívico ao lado do prefeito Oscar Magalhães

Líder do PC do B e 1º vice-presidente da Câmara Municipal de Araruama, o vereador Saulo Peres prestigiou a programação de aniversário do município de Iguaba Grande e marcou presença no desfile cívico realizado no dia 8 de junho, na Avenida Paulino Pinto Pinheiro, onde foi instalado o palanque oficial do evento.
Ao lado do prefeito Oscar Magalhães, o parlamentar acompanhou a apresentação das escolas, instituições e entidades de classe, numa demonstração inequívoca de civismo e de respeito aos valores éticos e morais de amor ao município.
No domingo, dentro das festividades de aniversário, o município de Iguaba Grande recebeu a esquadrilha da fumaça, com a apresentação de um grupo de pilotos da Força Aérea Brasileira na Lagoa de Araruama.
O município de Iguaba Grande foi emancipado há 15 anos, sendo desmembrado da cidade de São Pedro da Aldeia através da Lei Estadual nº 2.407, de 8 de junho de 1995. Cerca de 94% dos eleitores foram as urnas no dia 13 de março de 1994 para confirmar a necessidade de emancipação do extinto distrito.
“É importante destacar a participação do povo no processo de emancipação de Iguaba Grande, manifestando não só o interesse da independência política como também da necessidade de crescimento e desenvolvimento de um distrito que precisava se tornar uma grande cidade da Região dos Lagos”, disse Saulo Peres.

ALERTA RIO DO PC DO B - SAULO QUER CPI PARA APURAR IRREGULARIDADES NA SAÚDE DE ARARUAMA





segunda-feira, 7 de junho de 2010

VEREADOR SAULO PERES DEFENDE A ABERTURA DE CPI NA CÂMARA PARA APURAR IRREGULARIDADES NA SAÚDE DE ARARUAMA

“Fico muito preocupado com o desvio de conduta na gestão pública”, disse o parlamentar

O vereador Saulo Peres, líder do PC do B na Câmara Municipal de Araruama, foi o único parlamentar, fora o denunciante, o vereador Luiz do Táxi (PR), que assinou o requerimento de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito no Poder Legislativo para apurar irregularidades na Secretaria Municipal de Saúde.
Em sessão plenária de terça-feira, dia 25, o secretário municipal de Saúde, Dr. Marcelo Amaral, apareceu no plenário para confirmar a denúncia e falar da sindicância realizada internamente (processo nº 9848/10) sobre a “duplicidade” de um processo de medicamento de uso contínuo, em que um funcionário efetivo da secretaria teria beneficiado a sua própria mãe com um cheque no valor de R$ 2.059,00.
De acordo com os documentos apresentados pelo vereador Luiz do Táxi (PR), trata-se de irregularidades no processo nº 9661/10, tendo como beneficiária legítima a paciente Janaína Alves da Silva Mattos, autora da ação nº 0012579-04.2009.8.19.0052 junto à Defensoria Pública. Conforme constatou o secretário de Saúde, Dr. Marcelo Amaral, a segunda beneficiada através do mesmo processo é Cenilda Gomes Tavares, mãe do funcionário efetivo Vitor Hugo Gomes Tavares (OAB/RJ 155.309), que assina inclusive um ofício de cumprimento desta ação encaminhado ao Juiz de Direito da 2ª Vara Cível da Comarca de Araruama.
Durante sua fala na Casa de Leis, o secretário de Saúde afirmou que somente um funcionário pode receber os mandados enviados pela justiça e que ele tem uma hora para comunicá-lo sobre os procedimentos da ação movida pelo paciente. Dr. Marcelo Amaral disse ter ficado surpreso com o desaparecimento do processo, dando margem inclusive para o entendimento de que o funcionário teria despachado direto com a juíza, já que figura a assinatura e decisão da magistrada nos documentos apresentados. “A assinatura do procurador geral do município, Dr. Marcos Elíseo Pinho, também não é verdadeira”, destacou o secretário.
Dr. Marcelo Amaral salientou que lida com mais de mil funcionários na Secretaria Municipal de Saúde e que precisa confiar em todos. Segundo ele, o acusado pelas irregularidades só poderá ser afastado do cargo através de decisão judicial ou após a conclusão de inquérito administrativo.
O vereador Saulo Peres falou da atitude contundente dos parlamentares em relação ao fato narrado: “Não cabe a nós, vereadores, condenarmos os culpados, e sim averiguarmos toda essa situação. Eu já havia dito ao vereador Luiz do Táxi que em função da gravidade da denúncia apresentada, com dados comprobatórios, assinaria o requerimento de abertura da CPI. Será que isso foi descoberto logo no primeiro processo? Fico muito preocupado com o desvio de conduta na gestão pública, ainda mais nas áreas de Educação e Saúde. A população não pode ser mais prejudicada e temos que preservar o uso correto do dinheiro público e a imagem da maioria dos funcionários públicos, que são dignos e honestos”.
Na folha nº 14 do processo nº 9661/10, com ordem de pagamento nº 667, em benefício de Cenilda Gomes Tavares, consta a assinatura do secretário municipal de Saúde, sem carimbo, autorizando o tesoureiro a efetuar o pagamento da referia despesa.
O vereador Luiz do Táxi desabafou: “Quero acreditar que o culpado não seja o menos favorecido, enquanto o responsável pela irregularidade fica tomando água de coco”. Aproveitou ainda o momento para falar do Registro de Ocorrência nº 01.258, da Delegacia de Polícia de Araruama, de 24 de março de 2010, sobre o furto de vários cheques na Secretaria Municipal de Saúde.
Em relação à totalidade do Poder Legislativo não ter assinado o requerimento de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, o presidente da Casa de Leis, vereador Zezinho, disse: “Nos 21 anos e 5 meses de Câmara nunca permiti interferência de ninguém em relação aos assuntos desta Casa”. De acordo com o presidente os vereadores não estão sendo pressionados pelo governo a se posicionar contra ou a favor.