quinta-feira, 16 de abril de 2009
SAULO PERES FALA DAS EMENDAS DERRUBADAS PELOS VEREADORES DA BASE DE GOVERNO
O vereador Saulo Peres, líder do PC do B na Câmara de Araruama, está muito preocupado com os critérios de aplicação das gratificações de até 160% aos servidores públicos, correspondentes ao projeto de Lei Complementar nº 02, de 27 de março de 2009, aprovado na última terça-feira, dia 14 de abril, na Sessão Ordinária da Casa de Leis.
As quatro emendas apresentadas pelos vereadores Luiz Antônio Bernardes (Luiz do Táxi) e Sérgio Moura (Egger) foram derrubadas pelos seis vereadores que compõem a “base” de governo sem as devidas justificativas que os impediriam de votar “favorável”.
“Pode parecer que estamos contra os servidores do município. Mas a bem da verdade é que estamos preocupados com o destino dessa gratificação, até porque que garantia nós vamos ter de que os funcionários que precisam efetivamente de melhor remuneração irão receber esse aumento”, ressaltou o vereador Saulo Peres.
Uma das emendas sugeria a criação de uma comissão para definir junto com o secretário da pasta o nível de gratificação de eficiência e produtividade que seria dado ao servidor público, até mesmo para dar mais transparência e lisura ao projeto.
O projeto de lei foi aprovado pelos 10 vereadores, com exceção do vereador Luiz do Táxi, que se retirou do plenário após a apresentação da terceira emenda e votação contrária dos vereadores da “base” de governo.
VEREADOR SAULO PERES QUER AULAS DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS
O parlamentar justifica essa proposição mediante ao artigo 3º da Lei nº 9795, de 27 de abril de 1999, que afirma que “como parte do processo educativo mais amplo, todos têm direito à educação ambiental”.
Segundo o vereador, hoje um dos maiores problemas enfrentados pela população é a falta de informação.
“Para que todos possam participar desse processo de sensibilização se faz necessário um investimento maior dentro da sala de aula, pois os nossos filhos e netos serão responsáveis pela maior conscientização e preservação dos nossos patrimônios naturais e ambientais”, afirmou o vereador.
Vereador Saulo Peres participa do Programa Conversando com Você
Durante a sua fala, o vereador falou da independência política: “Nós não ganhamos a eleição com o atual prefeito e isso nos dá uma independência para cobrarmos mais do governo os direitos da população”.
Em relação ao projeto de lei complementar nº 02 de 27 de março de 2009, que concede gratificação de até 160% aos servidores públicos, o vereador desabafou: “Me causa estranheza o regime de urgência pedido pelo governo na quinta-feira, logo depois do debate de terça. É um assunto delicado. Os aumentos deveriam ser incorporados aos salários dos servidores, sem que tivessem que passar por avaliação de secretários. Esse fato pode gerar distorções e privilégios. Sabemos que o município está passando por uma situação financeira complicada, mas os nossos servidores merecem salários mais dignos. Eles não podem ficar reféns de interesses de outros”.
O parlamentar ainda falou do requerimento enviado ao Poder Executivo sobre a funcionalidade da empresa que cobra o estacionamento no centro urbano, já que não entende o motivo que leva a permissionária a cobrar estacionamento dos carros emplacados em Araruama e ainda questionou mais uma vez a tolerância de 15 minutos.
Em relação às matérias publicadas na imprensa sobre o “estado de emergência” decorrente da crise financeira, o vereador disse: “A imagem do município fica desgastada. Os comerciantes acabam sofrendo com a ausência de turistas e veranistas que têm acesso a essas informações negativas. Na verdade, o município jamais entraria em estado de emergência por causa de bloqueio de verbas, conforme publicou o Jornal O Globo”
domingo, 12 de abril de 2009
VILA CAPRI RECEBE A VISITA DO VEREADOR SAULO PERES
O apelo dos moradores sensibilizou o parlamentar. Na manhã da última terça-feira, dia 07, acompanhado de lideranças da localidade, o vereador constatou a ausência de asfalto em alguns trechos de ruas que foram pavimentadas pelo governo estadual.
Nesta oportunidade, o vereador caminhou nos arredores da praça da Vila Capri e comprovou a falta de manutenção e limpeza da área.
Na rua Eduardo Shelder, esquina com a Rudy Alberto, o parlamentar visitou a moradora Dilce, que falou do “valão” que transborda esgoto e invade o terreno de sua casa.
O vereador Saulo Peres vai intervir pela comunidade da Vila Capri junto ao governo municipal.
PREFEITO ANDRÉ MÔNICA ATENDE CONVITE DO VEREADOR SAULO PERES
Um dos motivos do convite feito ao chefe do executivo araruamense é o esclarecimento ao povo sobre a real situação financeira do município, já que desde o início da nova gestão o prefeito André Mônica tem comentado na imprensa as dívidas encontradas no governo.
Durante sua fala, o prefeito André Mônica comentou sobre o início de sua vida pública na Câmara Municipal de Araruama e afirmou ter uma relação harmônica com o Poder Legislativo, já que busca uma boa parceria com os vereadores para superar todos os problemas enfrentados.
Após a apresentação das dívidas e relatos dos cem dias de governo, o gestor público foi questionado pelo vereador Saulo Peres sobre as informações levantadas pela equipe de transição na época em que o ex-prefeito ainda estava no poder. “Aconteceu uma transição que não atendeu às expectativas de nossa equipe. Não tivemos acesso a todas às informações”, afirmou o prefeito.
O parlamentar ainda perguntou sobre o planejamento estratégico do governo municipal para superar essa crise. O prefeito respondeu: “Adotamos uma nova modalidade de licitação, que é através de pregão. Cortamos, por exemplo, os gastos desnecessários com o camarote e buffet no show de aniversário da cidade na praça de eventos da Pontinha. Vamos gastar o que for absolutamente necessário”.
O prefeito ainda ressaltou a importância da informatização do setor de arrecadação e a revisão do Código Tributário Municipal, e falou sobre o polêmico projeto de lei complementar nº 02/09, que dá gratificação de até 160% aos servidores municipais. “Existe limite de gastos. Esse dispositivo da lei só vai ser aplicado aos servidores que necessitem de um reajuste salarial, como é o caso dos profissionais da saúde”.
Em relação à reportagem publicada pelo Jornal O Globo, o vereador Saulo Peres indagou o prefeito sobre o motivo que o levou a declarar na imprensa que decretaria estado de emergência no município. “Jamais eu diria que seria decretado estado de emergência e sim medidas emergenciais para adequar às execuções orçamentárias”.
O vereador Saulo Peres assegurou que esse momento de interação do Poder Executivo com o Poder Legislativo e o povo araruamense é fundamental para que finalmente possamos ter um governo participativo na cidade.
VEREADOR SAULO PERES PRESTIGIA CONVENÇÃO DO PPS NA CÂMARA
O parlamentar fez questão de marcar presença e abraçar o presidente da Casa de Leis, vereador José Domingues Eurico (Zezinho), anfitrião do evento.
O vereador Saulo Peres acompanhou a solenidade ao lado de diversas autoridades municipais e estaduais, como o presidente da Câmara de Iguaba Grande, Edmundo Silveira, o vereador de Cabo Frio, Alfredo Gonçalves, e o vice-prefeito de Niterói, José Vicente.
SAULO PERES É UM VEREADOR ATUANTE NO LEGISLATIVO ARARUAMENSE
Na sessão ordinária do dia 02 de abril o vereador Saulo Peres entrou com o requerimento nº 51/09, solicitando ao governo municipal a cópia de dados comprobatórios dos saldos consolidados de 31 de dezembro de 2008 deixados pela gestão anterior.
O parlamentar aproveitou a oportunidade para falar da participação dos cidadãos araruamenses nas sessões e reforçou a importância da legítima representação dos vereadores na Casa de Leis, atendendo principalmente as reivindicações das comunidades e da população.O vereador mais uma vez mostrou a sua preocupação com os universitários que precisam se deslocar para outros municípios e ressaltou a necessidade de se consolidar diversos convênios com as instituições de ensino, a fim de promover a funcionalidade de mais cursos na cidade de Araruama.
VEREADOR SAULO PERES ACREDITA NOS PROJETOS ESPORTIVOS
“Com o incentivo pleno à educação, os projetos esportivos propiciam uma verdadeira transformação social na vida do cidadão. O esporte é um suporte e com certeza dá autoconfiança”, afirma o vereador Saulo Peres.
O parlamentar visitou o Centro de Treinamento de Jiu-Jitsu Zuita, localizado no bairro Fazendinha e administrado pelo profº Nilson Félix de Lima, mais conhecido como Tio Félix.
Nesta oportunidade, o vereador entregou pessoalmente ao esportista a Moção de Aplausos aprovada no dia 19 de março durante Sessão Ordinária da Casa de Leis.
VEREADOR SAULO PERES DEFENDE A IMPLANTAÇÃO DE MAIS CURSOS SUPERIORES EM ARARUAMA
“A juventude tem participado ativamente do processo político e dos movimentos sociais de nosso país”, disse o vereador.
Na sessão ordinária da última terça-feira, dia 31, o parlamentar ainda defendeu a instalação de universidades públicas e a implantação de mais cursos para os universitários do município. O posicionamento foi feito pelo vereador após o anúncio de um episódio envolvendo a ausência dos motoristas nos veículos que conduzem os estudantes às universidades de Niterói, Silva Jardim e Cabo Frio.
“Estamos perdendo tempo e já é hora do município receber mais cursos superiores e principalmente convênios com universidades federais. Além da facilidade para estudar, ainda teremos a garantia maior da segurança de nossos filhos e o crescimento da economia de nossa cidade”, afirmou o vereador.
O parlamentar questionou o prestígio político das lideranças da cidade, tendo em vista a inauguração de uma escola técnica no município vizinho. Nesta ocasião, o vereador Saulo Peres também agradeceu os veículos de comunicação pela cobertura e registrou a importância do convite feito pela produção do programa Conversando com Você para entrevista no dia 11 de abril na Rádio Costa do Sol.
VEREADOR SAULO PERES FALA DE ESTACIONAMENTO NO “PAPO SÉRIO”
A entrevista aconteceu no dia 30 de março e o parlamentar falou sobre a Indicação nº 379/09, em que solicita ao Poder Executivo maior entendimento junto à empresa permissionária do estacionamento no centro urbano da cidade, a fim de que seja repensada a tolerância de permanência dos veículos nos locais de cobrança.
“Eu tenho acompanhado de perto a insatisfação dos moradores com essa tolerância mínima. Muitos comerciantes também são prejudicados. Em Cabo Frio, o morador que tem carro emplacado na cidade tem tolerância de duas horas”, afirmou o vereador Saulo Peres.
O parlamentar ainda pediu informações sobre o repasse do percentual arrecadado (7,5%) para as instituições filantrópicas e aproveitou a oportunidade para falar dos requerimentos nº 192, 193 e 429/09, em que mostra sua total preocupação com a vacinação dos catadores do lixão de Araruama, atendendo às intervenções feitas pela ONG Ordem Brasil.
PREFEITO ANDRÉ MÔNICA ACEITA O CONVITE DO VEREADOR SAULO PERES
Inicialmente, o chefe do executivo havia marcado para o dia 31 de março o comparecimento na Casa de Leis. Segundo o próprio prefeito, através do ofício nº 196/09, a visita do governador Sérgio Cabral em Macaé impossibilitou a sua presença nesta data. Ficou agendada para o dia 07 de abril a participação do prefeito no plenário Thyóphila Soares de Bragança.
Durante a sessão ordinária do dia 26 de março o vereador Saulo Peres ainda fez algumas interferências no depoimento de um dos membros do conselho fiscal do Sindicato dos Servidores de Araruama, Messias Neves. Tratam-se de acusações do próprio conselho no desvio de dinheiro de conta dos precatórios da entidade, que tem como presidente Geruza Cruz, e consequentemente a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito na Casa de Leis.
VEREADOR SAULO PERES PREOCUPADO COM A VACINAÇÃO DOS CATADORES DO LIXÃO DE ARARUAMA
Através do requerimento nº 429/09, o parlamentar mais uma vez solicitou informações junto aos órgãos competentes sobre as ações de saúde preventiva e programa de vacinação dos catadores de lixo e familiares.
O vereador já havia encaminhado através dos requerimentos nº 192 e 193 o pedido de esclarecimentos sobre essa situação, já que foi procurado no seu gabinete pela ONG Ordem Brasil pedindo essa intervenção e posicionamento do poder público municipal.
Se não bastassem os impactos sofridos pelo ambiente, os catadores de lixo colocam em risco a própria vida, sendo vítimas de diversas doenças. Além do risco de acidentes no manuseio de materiais perfuro-cortantes, os catadores ainda são infectados com tuberculose e hanseníase por causa do lixo hospitalar.
SAULO PERES CONVIDA PREFEITO PARA PARTICIPAR DE SESSÃO
O vereador Saulo Peres, líder do PC do B na Câmara Municipal de Araruama, convidou o prefeito André Mônica para participar de uma Sessão Ordinária da Casa de Leis.
Com o intuito de esclarecer a população araruamense sobre a real situação financeira enfrentada pelo município, o parlamentar afirmou que é de fundamental importância a presença do gestor público no plenário.
O próprio vereador teve a oportunidade de ir à Brasília com o chefe do Executivo para pedir apoio e parceria do deputado federal Edmilson Valentim (PC do B), que assumiu recentemente a presidência da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados.
Saulo Peres ainda assegurou que se for necessário também irá convidar o ex-prefeito Chiquinho da Educação para falar da prestação de contas do município no final da administração.
“Sou vereador de Araruama e quero trabalhar pela cidade. Tomei essa iniciativa para buscar esclarecimentos e defender acima de tudo o nosso povo araruamense”, ressalta o vereador Saulo Peres.
SAULO PERES EM DEFESA DO POVO POR UMA SAÚDE HUMANITÁRIA
Na última quinta-feira, dia 19, atendendo à convocação do presidente da Casa de Leis, o secretário municipal de Saúde, Dr. Marcelo Amaral, compareceu ao plenário Thyóphila Soares de Bragança para falar de um fato ocorrido nas dependências do PAM e das ações implementadas pela secretaria durante os 80 dias de gestão.
Durante sua fala, o vereador Saulo Peres perguntou ao secretário quantos postos de saúde da família estão funcionando hoje e se ele considera que as deficiências no quadro da saúde pública estão acontecendo desde o início do governo anterior.
Segundo o secretário, oito postos estão ativos com previsão de serem inaugurados mais dois até o final do ano. Em relação aos problemas enfrentados pela saúde municipal, o médico afirmou que tudo isso vem acontecendo desde 2001.
Para surpresa do parlamentar, quando então colocou a existência de uma aliança do governo anterior com a frente política do atual prefeito, o secretário colocou em dúvida o fato.
SAULO PERES QUER GRATUIDADE NO ESTACIONAMENTO DE CARROS EMPLACADOS EM ARARUAMA
O vereador assegura que os munícipes estão sendo prejudicados financeiramente pelo fato de ter apenas 15 minutos como tempo de permanência no local do estacionamento. A princípio, o representante do povo no Legislativo solicita que os veículos emplacados em Araruama tenham o direito de permanecer estacionados nos locais de cobrança até 2 horas.
O parlamentar ainda pediu ao governo municipal que intercedesse junto à empresa permissionária para apurar o destino da arrecadação e repasse para as instituições filantrópicas.
“A carga tributária é muita alta no país. Daqui a pouco vamos ser taxados até para respirar. Por isso é que estamos fazendo essa intervenção para sensibilizar a empresa e quem sabe conseguir futuramente essa gratuidade para os veículos emplacados em Araruama. Como representante do povo temos que buscar soluções e cobrar dos órgãos competentes uma maior fiscalização nos serviços prestados, até mesmo se o percentual está sendo passado integralmente para as entidades”, afirmou o vereador Saulo Peres.
LÍDER DO PC DO B PRESIDE SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA DE ARARUAMA
O vereador Saulo Peres, líder do PC do B na Câmara Municipal de Araruama, assumiu a presidência da Sessão Ordinária realizada na última terça-feira, dia 10 de março, em virtude da viagem feita pelo presidente da Casa de Leis, vereador José Domingues Eurico (Zezinho) à capital federal.
O vereador Saulo Peres, 1º Vice-Presidente do Legislativo Araruamense, apresentou no expediente do dia uma Moção de Aplausos para o deputado federal Edmilson Valentim, que assumiu na semana passada a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados.
O parlamentar araruamense foi recebido pelo deputado federal Edmilson Valentim e pelo diretor geral da Agência Nacional do Petróleo na última sexta-feira, dia 06, na sede da ANP, no Rio de Janeiro.
Vereador Saulo Peres aciona a Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara Federal
Diretor da ANP Haroldo Lima e o deputado federal Edmilson Valentim recebem representante do Legislativo Araruamense
Nota divulgada pelo Jornal O Dia no último dia 04 assegura que o município de Araruama está passando por uma série de problemas financeiros e com uma dívida de aproximadamente 30 milhões de reais junto ao governo federal.
Sensibilizado e preocupado com essa situação, o líder do PC do B na Câmara Municipal de Araruama, vereador Saulo Peres, acionou imediatamente o presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara Federal.
O prestígio do vereador Saulo Peres foi muito importante nesta ocasião, já que o deputado federal Edmilson Valentim (PC do B) assumiu a presidência dessa comissão na quarta-feira. A audiência com o deputado federal aconteceu na última sexta-feira, dia 06, na Agência Nacional de Petróleo, no centro do Rio de Janeiro.
O representante do povo no Legislativo Araruamense ainda participou de uma reunião com o diretor geral da ANP, Dr. Haroldo Lima, que não vai medir esforços para ajudar o município neste momento em que passa por alguns desafios financeiros e de infra-estrutura.
"Já me coloquei à disposição do vereador Saulo Peres. O presidente Lula, já prevendo essa situação, realizou uma reunião com diversos prefeitos antes do Carnaval. Esse fato não será um impeditivo para que o município deixe de estabelecer os convênios com o governo federal, desde que sejam regularizadas da melhor forma todas as dívidas", afirmou o presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, deputado federal Edmilson Valentim.
O parlamentar federal ainda ressaltou: "O vereador Saulo Peres é um empresário bem sucedido e ético. Quem o conhece sabe das suas posições com firmeza e da preocupação com o desenvolvimento da região. É uma figura política que enxerga além dos problemas locais. Ele sabe defender e fazer a ligação dos problemas locais com as causas nacionais. Temos uma liderança que está se consolidando e tem tudo para representar a região em outras esferas da política".
O deputado federal Edmilson Valentim (PC do B) ainda falou da crise econômica das indústrias do país e dos royalties de petróleo: "É uma crise real que nasceu no coração da economia mundial, nos Estados Unidos. Estamos sentindo o reflexo aqui, a exemplo das siderúrgicas que passaram por uma redução de demanda. Hoje, como presidente da Comissão, temos que manter o desenvolvimento econômico, com geração de empregos, que é o grande instrumento de distribuição de renda. Os royalties diminuíram em função do preço do barril do petróleo. Sofreu um impacto muito grande com a redução. Convidamos o vereador Saulo Peres para estar aqui para ajudar nessa estratégia política de defesa do seu município, já que a cidade de Araruama também recebe royalties de petróleo".